Clique no play e ouça a Web Rádio Papareia

Clique no play e ouça a Web Rádio Papareia, a primeira rádio comunitária da Praia do Cassino.

Web Rádio Papareia

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

1ª Bienal Internacional da Caricatura em Porto Alegre


Nos dias 11 e 12 de dezembro, acontece em Porto Alegre, no Centro Cultural CEEE Érico Verissimo, o ciclo de debates da 1ª Bienal Internacional da Caricatura, evento itinerante que vem ocorrendo em todo o Brasil e que teve sua abertura no dia 27 de novembro, com exposição de charges e cartuns no centro cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, encerrando-se no dia 30 de março de 2014. Além do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, uma série de atividades ocorrerão também nos estados do Piauí, Alagoas, ceará, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Pará e Paraná.

Em Porto alegre ocorrerá dia 11 (quarta-feira), a partir das 16h30, o lançamento do livro "História da Caricatura Brasileira" de autoria de Luciano Magno, organizador nacional da bienal. Neste dia o debate será sobre o patrono da caricatura brasileira, o gaúcho Manoel de Araújo Porto-Alegre, conhecido também como Barão de Santo Angelo.
Nascido na cidade do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, em 1806, Manoel de Araújo Porto-Alegre viaja para a Europa, em 1831, a convite de Jean-Baptiste Debret, pintor francês que integrou a Missão Artística Francesa (1816) e fundou, no Rio de Janeiro, a Academia Imperial de Belas Artes, para estudar com o Barão de Gros, mestre de outros caricaturistas franceses, como Charles Philipon. Convivendo com toda a efervescência cultural de Paris, oportunidade em que estabeleceu contato com os principais artistas dos movimentos romântico, realista e pré-impressionista, retorna ao Brasil e, em 1837, lança, no Rio de Janeiro, a série intitulada "Caricatura", ganhando destaque no país por trazer um trabalho que até então era realizado apenas na Europa. Posteriormente, apresentou aquele que seria o primeiro trabalho em que faz uso da estética da charge e da caricatura pessoal, impresso como estampa avulsa para o Jornal do Commercio, nº 277, em 14 de dezembro de 1837, alusivo à nomeação do jornalista Justiniano José da Rocha para o cargo de diretor do Correio Oficial.

No dia 12 (quinta-feira), a partir das 16h30, o evento reunirá, além de Lucano Magno, os cartunistas Santiago, Edgar Vasques, Eugênio Neves e Wagner Passos, que realizarão um debate sobre o processo crítico do Humor Gráfico e o ressurgimento da censura hoje no Brasil, além de uma homenagem ao cartunista Canini, falecido no dia 30 de outubro, com a presença do artista gráfico, publicitário e escritor, Fraga.